Aula ministrada pelo o Prof° Fernando Sílvio, dia 06.02.2017
Olá pessoal!
Hoje a nossa aula deu início com as apresentações dos trabalhos solicitado em equipe. Logo em seguida o nosso Prof° Fernando Sílvio, deu continuidade solicitando uma atividade em classe para conceituar tais assuntos, são eles:Aprendizagem Ubíqua
A aprendizagem ubíqua, é uma forma de educação que faz analogia com a crença cristã de que Deus é onipresente e onisciente, ou seja, o ubíquo é aquilo que está ou pode estar em toda parte, ao mesmo tempo. As redes de dados, é um exemplo, elas integram sinais de internet, televisão e muitos outros dispositivos móveis, a tecnologia permite essa ubiquidade.Nesse caso, a aprendizagem ubíqua é uma pedagogia construtivista, o foco é o aprendizado e não o professor. Assim como a aprendizagem colaborativa, o professor está presente, mas não é ele que passa as informações, ele apenas apoia e ajuda. No caso da educação ubíqua o ponto mais importante é o acesso as redes, na ubiquidade a comunicação pode ser feita em qualquer tempo e hora, por meio de dispositivos móveis. Por isso, é preciso ter acesso a telefone celular, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e outros.
Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/o-que-e-aprendizagem-ubiqua
Mobile Learning
Mobile Learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente, que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à Internet.
O
conceito Mobile Learning pode ser traduzido para português por
aprendizagem móvel ou entendido como integração das tecnologias móveis
no contexto educativo.
Fonte: http://www.edools.com/mobile-learning/
Ensino Híbrido
Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o on-line,
em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de
ferramentas on-line que podem inclusive guardar dados individuais dos
alunos sobre características gerais do seu momento de estudo (acertos,
erros, correções automáticas de suas atividades, tempo total de estudo,
conteúdo estudado, dentre outros); e o off-line,
momento em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas,
valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.
Conectivismo
Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo ao contrário do que rezam outras teorias da aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo. Em termos gerais, a teoria da atividade e a cognição distribuída são as disciplinas em torno do paradigma conectivista, como conta o conhecimento que existe dentro de sistemas que são acessados através de pessoas que participam em atividades. Foi apelidado de "uma teoria de aprendizagem para a era digital", devido a como ela tem sido utilizada para explicar o efeito que a tecnologia teve sobre a forma como as pessoas vivem, como elas se comunicam, e como elas aprendem.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conectivismo
Muito boa a pesquisa!
ResponderExcluirParabéns!
Veja este link e passe para os colegas da turma http://eduticufal.blogspot.com.br/2017/02/orientacoes-para-pesquisa.html
ResponderExcluirpesquisa rica em informações. parabéns.
ResponderExcluir